A Crença dos Povos Indídenas.
Quando falamos de religião indígena estamos falando de Xamanismo, e veremos aqui seus principais fundamentos e caracteristicas.
Como vimos anteriormente os povos indígenas foram considerados no decorrer da história como povos sem crenças que não possuíam Deus ou deuses, ou até ídolos, ou digo, não possuíam religião alguma. Porém os estudos nos mostram que os índios possuíam uma noção da existência de uma força, de um Deus superior a todos.
O xamanismo, prática religiosa indígena, que tem fundamentos complexos por ser uma religião que se origina da fusão do animismo com o totemismo.
O animismo tem como caracteística a relação entre a sociedade indígenas e a natureza (o sol, a lua, as rochas, animais, árvores, etc...), para eles a natureza possui ânimos ou vida.
O totemismo se manisfesta com a ligação com o objeto totem, compreendido através da ligação do homem com o animal ou seu espírito, podendo ser também através de seres inanimados(o vento, a chuva, estc...).
Resumindo, o xaminismo é uma religião que traz uma concepção de "animais e outras subjetividades que provam o universo - deuses, espírito, mortos, habitantes de outros níves cósmicos, plantas." (CASTRO, P.350,2002).
Através do xamanismo os indios acreditavam que :" os animais são, gente, ou se vêm como pessoas(...) espírito mortos e xamãs assumem formas animais, bichos que viram outros bichos, humanos que são inadivertidamente mudados em anamais" ( CASTRO, p.351,2002).
Isto quer dizer que quando o homem morre vira animal, ou outro ser, mas continua a ser humano, de modo não evidente (de outra forma). Para eles os seres humanos representam uma subcategoria "dos apapalutápa-mína", e/ou virce versa, ou seja "bicho é gente".
Quanto a figura do xamã, este possui uma posição de destaque em meio a religião indígena, no Brasil a figura do xamã é conhecido como pajé ou pai, ele é um líder religioso da tribo, que guia o povo índigena e os protegem de qualquer mal. É o xamã que tem a atribuição de se encontrar como o sobrenatural.
Os Xamãs possuem várias outras atribuições como por exemplo: profeta, mediadores entre o sobrenatural e os homens, domínio dos fenômenos da natureza, nomeação dos recém-nascidos, homens santos, dentre outros.
Possuem grande prestígio entre os índios, portanto eram poupados de todas asa guerras, são marcados pelos cânticos e danças, a única preocupação do xamã era a religião da tribo.
No Brasil, o termo xamã, é empregado para designar um "homem-médico", feiticeiro ou mago, e possuía prestígio em todas as sociedades primitivas.
As religiões indígenas através do profetismo buscam uma terra sem mal que pode ser en consequencia da opressão vivida por esse povo no decorrer da história e até hoje. E essa terra sem mal, não descartaria a guerrad, ao contrário, a pontencializaria. Com isso podemso destacar uma outra importante atribuição dos xamãs é a de prever as guerras e suas consequências, inclusive quando se deveria travar uma.
Quando falamos de religião indígena estamos falando de Xamanismo, e veremos aqui seus principais fundamentos e caracteristicas.
Como vimos anteriormente os povos indígenas foram considerados no decorrer da história como povos sem crenças que não possuíam Deus ou deuses, ou até ídolos, ou digo, não possuíam religião alguma. Porém os estudos nos mostram que os índios possuíam uma noção da existência de uma força, de um Deus superior a todos.
O xamanismo, prática religiosa indígena, que tem fundamentos complexos por ser uma religião que se origina da fusão do animismo com o totemismo.
O animismo tem como caracteística a relação entre a sociedade indígenas e a natureza (o sol, a lua, as rochas, animais, árvores, etc...), para eles a natureza possui ânimos ou vida.
O totemismo se manisfesta com a ligação com o objeto totem, compreendido através da ligação do homem com o animal ou seu espírito, podendo ser também através de seres inanimados(o vento, a chuva, estc...).
Resumindo, o xaminismo é uma religião que traz uma concepção de "animais e outras subjetividades que provam o universo - deuses, espírito, mortos, habitantes de outros níves cósmicos, plantas." (CASTRO, P.350,2002).
Através do xamanismo os indios acreditavam que :" os animais são, gente, ou se vêm como pessoas(...) espírito mortos e xamãs assumem formas animais, bichos que viram outros bichos, humanos que são inadivertidamente mudados em anamais" ( CASTRO, p.351,2002).
Isto quer dizer que quando o homem morre vira animal, ou outro ser, mas continua a ser humano, de modo não evidente (de outra forma). Para eles os seres humanos representam uma subcategoria "dos apapalutápa-mína", e/ou virce versa, ou seja "bicho é gente".
Quanto a figura do xamã, este possui uma posição de destaque em meio a religião indígena, no Brasil a figura do xamã é conhecido como pajé ou pai, ele é um líder religioso da tribo, que guia o povo índigena e os protegem de qualquer mal. É o xamã que tem a atribuição de se encontrar como o sobrenatural.
Os Xamãs possuem várias outras atribuições como por exemplo: profeta, mediadores entre o sobrenatural e os homens, domínio dos fenômenos da natureza, nomeação dos recém-nascidos, homens santos, dentre outros.
Possuem grande prestígio entre os índios, portanto eram poupados de todas asa guerras, são marcados pelos cânticos e danças, a única preocupação do xamã era a religião da tribo.
No Brasil, o termo xamã, é empregado para designar um "homem-médico", feiticeiro ou mago, e possuía prestígio em todas as sociedades primitivas.
As religiões indígenas através do profetismo buscam uma terra sem mal que pode ser en consequencia da opressão vivida por esse povo no decorrer da história e até hoje. E essa terra sem mal, não descartaria a guerrad, ao contrário, a pontencializaria. Com isso podemso destacar uma outra importante atribuição dos xamãs é a de prever as guerras e suas consequências, inclusive quando se deveria travar uma.
Muito bom o texto... Não específico, mas esclarecedor!
ResponderExcluirTOPP
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